Pairing
Paring é uma técnica de desenvolvimento agile em que duas pessoas trabalham juntas na mesma estação de trabalho. Desse modo, neste tipo de abordagem, uma pessoa normalmente assume o papel de fazer e a outra de planear, orientar, e rever o trabalho. Esta é uma das 12 práticas do Extreme Programming (XP).
Este tipo de técnica usa-se mais em trabalhos de desenvolvimento de software. Desse modo, uma pessoa assume o papel de “driver” e escreve o código e a outra pessoa de “navigator”, orientando, revendo o código e pensando na estratégia. Ao juntar as 2 pessoas, o trabalho tende a ter maior qualidade pois ambos podem trazer experiência e conhecimento.
Ao trabalharem na mesma atividade, as 2 pessoas podem, dessa maneira, partilhar ideias, discutir soluções e trabalhar colaborativamente para chegar à melhor solução. Além disso, esta colaboração em tempo real permite que o feedback seja imediato, promovendo um ambiente dinâmico em que a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de ideias criativas seja fomentado.
Pairing Vs Swarming Vs Mobbing
Quando se fala em pairing muitas vezes confunde-se com outros dois termos: swarming e mobbing. Dessa forma, vejamos em detalhe cada um deles:
-
- Pairing – Na prática de pairing, duas pessoas trabalham juntas na mesma estação de trabalho. Por exemplo, duas pessoas podem elaborar um documento de projecto. Por fim, esta opção é ideal para passar conhecimento entre membros da equipa
-
- Swarming – Na prática de swarming, uma equipa de trabalho colabora para concluir um único item. Desse modo, esta opção é a ideal quando a funcionalidade é grande ou complexa e a colaboração de toda a equipa é essencial.
-
- Mobbing – Na prática de mobbing, a equipa trabalha permanentemente num item de cada vez. Dessa maneira, o mobbing ajuda a criar o espírito de equipa e sintonizar toda a equipa no mesmo objectivo ou funcionalidade.
Por fim, usar pairing, swaming ou mobbing depende do que estamos a trabalhar, qual o objectivo e as necessidades da funcionalidade a entregar. Qualquer uma destas práticas está muito associada à colocation.
Vantagens do Pairing
Existem várias vantagens de usar pairing, como por exemplo:
-
- Melhorar a Qualidade do Produto – O pairing tipicamente melhorara a qualidade do produto é processo porque enquanto uma pessoa desenvolve o produto outra pessoa vai verificando a sua qualidade. Dessa forma, é mais fácil detectar e corrigir eventuais defeitos.
-
- Evitar Redundâncias – Se os elementos da equipa estão juntos a fazer o trabalho não haverá, desse modo, o risco de estarem fazerem a mesma coisa
-
- Partilhar Conhecimento – Ao trabalharem juntos os dois elementos de equipa partilham conhecimento e experiencia. Assim, a informação e o conhecimento partilham-se.
-
- Aumentar a Consistência do Trabalho – É muito mais fácil manter a consistência do trabalho quando este se faz em simultâneo pelas mesmas pessoas.
-
- Desenvolver Competências – Esta técnica permite que os elementos estejam sempre a aprender e desse modo, a desenvolver os conhecimentos e aptidões profissionais.
-
- Aumentar as Capacidades de Resolução de Problemas – É mais fácil gerar soluções mais inovadoras mas também criativas quando duas pessoas estão empenhadas em resolver o problema.
-
- Responder aos Riscos – Duas pessoas mais facilmente encontram risco e conseguem evitá-los e mitigá-los quando trabalham em conjunto.
Desafios do Pairing
Existem algumas desvantagens de recorrer a pairing, como por exemplo:
- Barreiras na Comunicação – Podem existir barreiras na comunicação (e.g., idioma, cultura,…) que dificultam o trabalho. Quando as barreiras são físicas, o paring remoto pode ser um desafio porque não é fácil de coordenar.
- Gap entre Conhecimento e Experiência – Juntar pessoas pode ser um desafio. Esta dificuldade é visível quando, por exemplo, uma pessoa tem muita experiência e a outra não. Como resultado, poderá haver barreiras na linguagem, no conhecimento, ou na disponibilidade para colaborar.
- Problemas de Produtividade – 2 pessoas a trabalhar juntas podem são ser tão produtivas como se estivessem a trabalhar sozinhas.