Certificação PMI PMP – Preparar a candidatura
Preparar a candidatura à certificação PMI PMP é um processo demorado. Nesse sentido, iremos documentar passo-a-passo todo o processo, desde a navegação até ao formulário no site do PMI, até finalmente submeter o seu formulário completo.
Certificação PMI – Navegar até ao formulário
Comece por visitar o site do PMI (www.pmi.org), em seguida, escolha a opção -Certifications na barra superior. Logo depois, clique no link e abaixo de -Our Certifications escolha a opção PMP. Uma vez que clique na opção -Continue na caixa “Apply for PMP Certification”, será redireccionado para uma página onde terá de colocar os detalhes da sua conta no PMI. No caso de não ter uma conta, pode registar-se facilmente para ter uma. Então pode começar a preencher o formulário de aplicação ao exame de certificação PMI. Tenha em atenção que o PMI dá 90 dias para preencher o formulário. Por isso, se não conseguir submeter o seu formulário nesse período terá de começar tudo de novo. Em síntese, o formulário serve para organizar a sua informação relativa aos requisitos para se candidatar ao exame PMP.
Certificação PMI – Contatos e detalhes sobre a educação e experiência profissional
Provavelmente já reproduziu esta informação dezenas de vezes, contudo tenha mais cuidado a preencher este formulário. Isto porque, de todos os formulários recebidos pelo PMI, uma pequena percentagem é escolhida para auditoria. Por conseguinte, caso seja escolhido, o menor erro pode levar a que seja rejeitado. Por exemplo, verifique com cuidado que está a colocar o nome e informações tal e qual estão nos seus certificados. Isto porque, em caso de ser seleccionado para auditoria, terá de enviar cópia dos certificados para o PMI e o nome não esteja conforma, poderá ver a sua candidatura recusada.
Formação em gestão de projetos
Em suma, precisa garantir que completou as 35 horas de formação em gestão de projetos e que tem os documentos de suporte necessários.
Experiência Profissional
Esta parte do formulário poderá parecer complexa, mas se articular correctamente e documentar a informação sistematicamente, poderá passar por esta parte facilmente. Antes de mais nada, o formulário refere os diferentes critérios de elegibilidade que correspondem a cada nível educacional.
Antes de começar a preencher a folha da experiência, garanta, sobretudo, que tem os contactos activos de todos os mentores de projeto que podem atestar a sua experiência em cada projecto. Acima de tudo, garanta que falou com todos os mentores de projeto sobre como irá documentar o seu papel nos diferentes projetos. Isto porque, caso seja auditado, não podem haver discrepâncias que podem colocar em causa as suas hipóteses de se candidatar ao exame.
Na folha de experiência tem de documentar a sua experiência laboral e tem de mencionar as empresas em que trabalhou e qual era a sua designação em cada uma das organizações mencionadas.
Deverá, ainda, de preencher para cada um dos projetos que vai reportar:
-
- O nome do projeto
-
- A dimensão do projecto em dólares
-
- Metodologia com que foi gerido (Waterfall, Agile ou hibrido)
-
- A sua função na organização
-
- Em que industria se enquandra o projecto
-
- Especificar o seu papel no projeto (que normalmente é diferente do seu titulo profissional, por exemplo: Project learder, Project coordenator, Project expeditor, etc.)
-
- Compor uma descrição do projeto de mais ou menos 300 a 500 palavras. Deve incluir uma descrição breve do projeto, objetivos, entregas principais, resultado do projeto, assim como o seu papel no projeto.
Não é necessário incluir todos os projetos durante o período
Inclua projetos até ao ponto em que o número total de meses de projeto atinge o minimo requerido (36 meses para licenciados/ 60 meses para quem só tem diploma do secundário). Isto irá poupar-lhe tempo em caso de auditoria. Inclua os projetos grande primeiro, em caso de auditoria, terá menos trabalho. Mas tenha cuidado para garantir que são projetos e não operações. Alguns projetos por serem muito longos podem levantar suspeitas e receberá do PMI um pedido de clarificação.
Se trabalhou em vários projetos ao mesmo tempo, pode documentar cada projeto separadamente. Mas os meses não podem ser documentados 2 vezes. Por exemplo: Se o projecto 1 durou de Janeiro de 2015 a Dezembro de 2015 e o projeto 2 durou de Julho de 2015 a Fevereiro de 2016, os meses que se sobrepõem (Julho 2015 a Dezembro 2015), só contará uma vez para os 2 projetos. Neste caso só pode irá contar 14 meses de projeto e não 20 (14+6) meses.
Submeta o formulário para o PMP Certification Exam
No final do formulário, encontra as páginas dos termos e condições. Leia cuidadosamente e depois clique em -I agree. O PMI demora em média 5 dias para processar o formulário, não espere por isso uma resposta instantânea. Fique atento ao seu email, mas também vá monitorizando o seu perfil no site do PMI. No final, faça download de uma cópia do seu formulário completo. Se for escolhido para auditoria, terá de fazer o donwload do formulário para poder confirmar todos os dados que mencionou.