Mind Mapping
O mind mapping é uma ferramenta que ajuda a organizar de forma estruturada e visual ideias, projetos e informações. Dessa forma, é possível perceber conceitos, desmontando-os em pequenas partes para mais fácil compreensão. Sendo uma técnica de brainstorming, este ajuda a desenvolver novas ideais.
Ao colocar as informações de forma organizada e estruturada em forma de árvore, é possível perceber como a informação se encaixa e desse modo desenvolver novas ideias.
Como o mind mapping se foca num único tema, todas as ideias e informações giram em torno desse tema. Desse modo, a ideia central coloca-se no meio do mapa, e por isso, é facilmente perceptível para todos, qual o foco do nosso mapa mental. Tendo uma forma hierárquica, as ideias principais e mais importantes estão mais perto do centro, onde está a ideia chave, e as menos importantes nas pontas dos ramos da árvore.
Da ideia central saiem os braços em forma de árvore que não tem fim, ou seja, é sempre possível adicionar mais um braço, tornando esta ferramenta muito flexível e facilmente adaptável. Além disso, cada braço é sobre um tema, relacionado com o tema principal, permitindo organizar a informação por tópicos, subtópicos ou categorias. No final, o mapa contem todo a informação de forma estruturada e visual. Ou seja, toda a informação está organizada e documentada num único lugar.
Por fim, uma característica do mind mapping é ser com palavras-chaves e não frases ou blocos de texto. Dessa forma, é mais fácil perceber a ideia geral dos tópicos de cada ramo.
Vantagens em Usar Mind Mapping
Um mind mapping ajuda a organizar a informação e a desenvolver ideias. Desse modo, algumas das principais vantagens de usar mind mapping são, por exemplo:
- Organizar a Informação – os mapas mentais ajudam a organizar a informação, porque são conjuntos de palavras que resumem a ideia a informação. Como têm um aspecto estruturado e visual ajuda a facilmente perceber e processar a informação. A estrutura em árvore em que cada pedaço de informação se liga a outro pedaço da mesma categoria permite perceber melhor uma ideia.
- Organizar por Categorias – Ao estruturar a informação por categorias, subcategorias ou tópicos fica mais fácil perceber a informação e como navegar no mapa. A complexidade do problema fica simplificada e a hierarquização permite-nos navegar mais facilmente na informação.
Utilização do Mind Mapping
Existem várias situações em que o mind mapping pode ser a opção ideal para organizar as ideias, informações e estruturar alguma peça do seu trabalho. Alguns exemplos em que os mind mapping são uteis são, por exemplo:
-
- Gerar Ideias – A geração de ideias pode por vezes sem confusa. Um mind mapping vai ajudar a organizar as ideias por tópicos e caracteristicas, ajudando, dessa forma, a criar ideias mais criativas e em maior número.
- Estruturar Ideias – Utilizar um mind mapping durante uma reunião ajuda a estruturar o que se disse e todos os participantes conseguem, desse modo, ver cada item que foi dito ou discutido.
- Simplificar – Quando se tem tarefas complexas estas podem-se dividir em componente mais pequenas e, dessa forma, mais fáceis de gerir. Digamos que um mind mapping pode-se usar como uma ajuda para por exemplo criar a WBS.
- Comunicar– Costuma-se dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras e o mind mapping pode ser a solução para, dessa forma, desmembrar ideias complexas em tópicos mais pequenos.
- Decidir – Se colocar a decisão no meio e for construindo os ramos considerando cada aspecto a decidir conseguirá, dessa maneira, organizar as ideias e pensar nas várias perspectivas e repercussões, que essa decisão terá.