Triple Constraint
A triple constraint, iron triangle ou project constraints, refere-se à combinação de três restrições críticas num projecto: âmbito, prazo, e custo. Estas restrições são concorrentes entre si. Ou seja, uma alteração numa restrição influência as outras project constraints. Por exemplo, uma alteração no âmbito provoca algum impacto no prazo e/ou custo. Do mesmo modo, se optarmos por recursos mais baratos, teremos um impacto no prazo se for menos qualificado.
A restrição tripla, também conhecida como project management triangle ou iron triangle é um conceito importante na gestão de projectos. Durante algum tempo, as restrições de projecto eram exclusivamente descritas em função de âmbito, prazo, e custos. Ou seja, a complexidade do projecto era descrita em função da triple constraint. Com a evolução da gestão de projectos passou também a ser importante considerar outas restrições, como por exemplo, qualidade, risco, e recursos.
O conceito de triple constraint foi também central para a definição do sucesso do projecto. Um projecto teria sucesso se terminasse alinhado a objectivos definidos em função de âmbito, prazo, e custo. Mais tarde, o conceito de sucesso evoluiu para incluir outras dimensões como, por exemplo, resultado e valor.
No entanto, a triple constraint é uma ferramenta da gestão de projectos importante. Qualquer stakeholder do projecto vai valorizar significativamente “o que entregar”, “quando entregar”, e “quanto custa”. Desse modo, o triângulo ajuda a tomar decisões sobre a alocação de recursos, mitigar riscos e maximizar resultados.
Vantagens de Usar a Triple Constraint ou Iron Triangle
O iron triangle tem um papel importante na gestão de projecto. Uma das vantagens mais importantes de usar a tripla contraint é ajudar o gestor de projecto a tomar boas decisões. Em outras palavras, permite ao gestor de projecto considerar a influências que as decisões podem ter nas dimensões do projecto.
Outra vantagem é permitir uma alocação mais eficaz de recursos. As decisões de projecto têm consequências. Por exemplo, uma acção correctiva no âmbito demora tempo e custa dinheiro. Dessa maneira, a restrição tripla permite ao gestor do projecto usar recursos de forma informada.
Por fim, a tripla constraint permite um maior alinhamento entre stakeholders. Entender as project constraints permite definir objectivos mais realistas. Dessa forma, a restrição tripla permite que os stakeholders tenham consciência do que pode ser realisticamente atingido.
Insuficiências da Triple Constraint ou Iron Triangle
Vamos explorar algumas insuficiências da triple constraints ou iron triangle.
Em primeiro lugar, a restrição tripla ignora restrições importantes. Por exemplo, a restrição ignora restrições tais como qualidade e recursos.
Em segundo lugar, a restrição tripla é simplista. Ela ignora que existem desvios significativos e desvios pouco significativos. Por exemplo, um desvio de uma semana pode ser pouco significativo e um desvio de um mês ser significativo. Ao mesmo tempo, ela ignora que o significado do desvio pode variar com a restrição e com o projecto. Por exemplo, um projecto pode dar muito significado a desvios no prazo e pouco significado desvios no âmbito. Ao mesmo tempo, outro projecto pode dar muito significado a desvios no âmbito e pouco significado a desvios no prazo. Muitas vezes são aplicados workarounds que algumas vezes não seriam necessários.
Em terceiro lugar, a project constraints pode levar a desaproveitamento de oportunidades. Em outras palavras, o foco excessivo no âmbito, prazo, e custo pode ignorar o custo de oportunidade de manter o projecto dentro da restrição tripla. Por exemplo, o risco técnico de um produto pode aumentar pelo facto de não se efectuar um ajuste ao âmbito. Da mesma forma, a rigidez no âmbito pode comprometer os resultados esperados do projecto.
Estabelecer a Triple Constraint
Em seguida iremos explorar o processo para definir a restrição tripla.
1º Passo
Em primeiro lugar, é necessário definir o âmbito. Dessa forma, é preciso definir as entregas do projecto alinhadas com as expectativas dos stakeholders. Do mesmo modo, é necessário clarificar os requisitos dessas entregas. Por fim, é necessário planear o trabalho necessário para concluir essas entregas. Pode consultar este post para saber mais sobre definir o âmbito.
2º Passo
Em segundo lugar, é necessário desenvolver um cronograma realista. Ou seja, um cronograma que não gere falsas expectativas. Para isso é necessário estimar a duração das actividades e determinar a sua data de conclusão. Gestor de projecto poderá usar técnicas como crashing e fast-tracking para alinhar o cronograma às expectativas.. Pode consultar este post para saber mais sobre determinar o cronograma.
3º Passo
Em terceiro lugar, é necessário determinar o orçamento. Ou seja, é necessário definir os fundos necessários para concluir o projecto. Para isso a gestão de projecto deve estimar os custos do trabalho. Da mesma forma, é necessário considerar quando esses custos vão ser incorridos. Pode consultar este post para saber mais sobre o orçamento faseado do projecto ou curva S.
4º Passo
Em quarto lugar, deve ser feita uma avaliação dos riscos das restrições. Por exemplo, a equipa deve identificar e responder a eventos incertos que possam afectar o projecto. Pode consultar este post para saber mais sobre o registo de riscos (risk register).
5º Passo
Por fim, é necessário assegurar que a triple constraint é transparente. Em outras palavras, é necessário garantir que todos os stakeholders estão alinhados. Durante o planeamento, poderá ser necessário considerar e negociar vários cenários para corresponder a essas expectativas. Por vezes pode ser necessário rever essas expectativas. Durante o projecto também poderá ser necessário considerar e discutir diferentes alternativas para alterar o projecto ou corrigir um desvio. A alternativa seleccionada deve ser amplamente discutida com os stakeholders.
Conclusão sobre Triple Constraint
A triple constraint refere-se à combinação de restrições de âmbito, prazo, e custos. Esta tripla restrição é uma ferramenta importante para definir objectivos realistas. Do mesmo modo permite controlar o desempenho do projecto. Para além disso, a restrição tripla permite gerir as expectativas dos stakeholders.