Sunk Costs

Os sunk cost ou custos afundados é uma despesa que já aconteceu e não se pode recuperar. 

Um erro de gestão comum é continuar um projeto para não perder o investimento inicial. Contudo isso é um erro porque a empresa pode continuar a gastar mal o dinheiro. Desse modo, ao tomar a decisão se devemos ou não continuar um projecto, devemos considerar apenas os custos potenciais com os benefícios potenciais. Dessa forma, os custos afundados são apenas relevantes para analisar os custos totais do projeto. Mas também para analisar se os benefícios do projeto compensam ou não os custos. No entanto, os custos afundados não se devem considerar quando temos que decidir se o projecto deve continuar.

Sunk Costs

Webinars Gratuitos

Cursos Gestão de Projectos

Exemplo

Imagine que estava a construir um novo software.

Quando está quase a terminar o software, descobre que lançaram uma nova tecnologia que torna o seu software inútil. Contudo, já gastou 3 milhões de euros no novo software, e precisa de mais 1 milhão de euros para o terminar.

Nesta altura descobre que pode começar a desenvolver um novo software que irá custar 2 milhões de euros mas que está de acordo com a nova tecnologia e promete ser um sucesso a longo prazo.

Nesta altura o gestor deve decidir se abandona o novo software onde já gastou 3 milhões e precisa de gastar mais um milhão mas terá um produto inútil ou se opta por abandonar este software e fazer o novo tendo de gastar 2 milhões de euros.

O gestor deveria ignorar os 3 milhões de custos afundados mas muitas vezes não consegue tomando decisões que irão prejudicar a empresa.

Falácia dos Sunk Costs / Custos Afundados

A falácia de sunk costs deve-se à ideia de que é preciso investir mais dinheiro num projecto simplesmente porque este já começou. Ou seja, é a ideia de que por se já ter gasto dinheiro, se deve continuar a gastar mesmo sabendo que no final o resultado é negativo.

Por exemplo, imagine que decidiu mudar o nome da sua empresa para começar um processo de internacionalização. Desse modo, antes de fazer uma pesquisa de mercado, decide qual o nome e começa a fazer a mudança do nome, mudar o website, mudar estacionário, entre outras coisas. Contudo, quando é realizada a pesquisa de mercado percebe que o nome não vai funcionar nos países onde estava a pensar internacionalizar a empresa. Mesmo assim, e porque já gastou dinheiro, decide continuar com a mudança de nome, mesmo sabendo que ainda vai gastar mais dinheiro.

O conceito de sunk costs é essencial estar bem compreendido e bem interiorizado. Dessa forma, evita-se custos desnecessários e decisões erradas. Ou seja, o importante é retirar a emoção da equação e procurar maximizar os investimentos por forma a garantir o sucesso da organização. No fundo um bom gestor deve ignorar os seus sentimentos de não gostar de perder e, desse modo, pensar no bem-estar da organização.