S Curve
Uma S curve é, desse modo, uma representação gráfica do orçamento do projecto ao longo do tempo. O nome da curva deve-se, assim, à sua forma em formato de “S”. Isto porque normalmente os projectos começam de forma lenta, aceleram quando começam a ser desenvolvidos e desaceleram na fase de encerramento. Esta forma de progressão do projecto faz, dessa maneira, com que uma curva que representa o valor orçamentado assuma a forma de um “S”.
Os gestores de projecto usam, assim, a curva S para acompanhar o progresso do projecto e identificar potenciais problemas de desempenho. Por outro lado, a curva S também ajuda a comparar o progresso actual do projecto com o progresso previsto. Assim, é possível compreender o desempenho do projecto e perceber se é necessário fazer alguma mudança.
Tipos de S curve
Existem vários tipos de curva S, como por exemplo:
-
- Baseline S Curve – Esta curva representa, desse modo, o valor orçamentado para o trabalho necessário ao longo do tempo. Esta é, desse modo, criada quando o plano é aprovado e é alterada por todos os pedidos de alteração posteriores.
- Target S Curve – Esta curva representa, dessa maneira, uma restrição para o valor gasto para realizar o trabalho ao longo do projecto. Esta é, assim, criada quando, e se, forem impostas restrições financeiras ao projecto.
- Actual S Curve – Esta curva representa, dessa forma, o valor orçamentado para o trabalho efetivamente realizado ao longo do tempo. Esta é dessa maneira, permanentemente actualizada à medida que o trabalho é realizado. Por fim, é possível analisar o desempenho do projeto comparando a baseline S Curve com a Actual S Curve.
Como é que a Curva S pode ajudar a tomar decisões
A curva S é, dessa forma, uma ferramenta que os gestores de projecto têm para tomar decisões informadas. Com a curva S eles podem, desse modo, comparar os dados acumulados de informação real com a informação planeada. Dessa forma, é possível analisar o progresso do projecto, o seu crescimento. Ainda mais, o gestor de projecto pode analisar desvios entre o valor orçamentado para o trabalho realizado e o valor orçamentado para o trabalho planeado. Além disso, o gestor de projeto pode comparar o valor gasto com as restrições orçamentais.
Vantagens de usar uma S curve na Gestão de projetos
Existem, desse modo, muitas vantagens em usar uma S-curve em gestão de projectos, Estas são por exemplo:
- Acompanhar o progresso – É, dessa forma, possível analisar o progresso do projecto com uma curva S. Infelizmente, os projectos não evoluem da forma como foram planeados. Por conseqüência, as equipas tem de fazer muitas alterações ao longo do ciclo de vida do projecto. Dessa forma, comparar a curva S realizada durante o planeamento com uma curva-se desenvolvida com a informação real ajuda a acompanhar o progresso do projecto.
- Prever necessidades de cash-flow – A curva S demonstra, dessa forma, quando é que o projecto necessita de mais fundos para se poder financiar.
- Alocar recursos – Com a curva S do planeamento, é possível, desse modo, ver em que momentos o projecto vai necessitar de mais recursos. Dessa forma, é mais fácil planear a alocação de recursos físicos e humanos ao projecto.
- Gerir as expectativas – A curva S pode ser útil para, assim, dar uma visão realista do progresso do projecto aos stakeholders.
- Encontrar flexibilidade – É possível, desse modo, comparar as datas mais cedo que uma actividade pode começar com as datas mais tarde que a mesma actividade pode começar. Dessa forma, identificam-se folgas que introduzem flexibilidade no projecto. A Curva S estabelece, assim, referências para o ritmo financeiro do projecto.
Em suma, uma S-curva mostra o uso de recursos ao longo do ciclo de vida do projecto. Esta importante ferramenta ajuda, desse modo, os gestores de projecto a analisar o progresso do projecto e a tomar decisões informadas de que se deve fazer alterações ao projecto ou não.