Risk Management

Risk Management é a disciplina que gere os riscos do projecto. Um risco individual é, assim, um evento incerto que pode ter um impacto positivo ou negativo no projecto.  Um risco com impacto negativo é conhecido como uma ameaça. Por outro lado, um risco com impacto positivo é conhecido como uma oportunidade.

O risco agregado do projecto representa, desse modo, a incerteza global do projecto. Ele traduz, assim, a confiança, ou falta dela, que temos de cumprir os objetivos do projecto.

A disciplina de Risk Management gere, desse modo, estes eventos que podem ou não ocorrer, para os quais devemos estar preparados. Os processos de risk management permitem, dessa forma, identificar, avaliar e monitorizar os riscos. Ainda mais, permitem planear e implementar as respostas que possam influenciar favoravelmente os riscos. Por um lado, a exposição a ameaças é minimizada. Por outro lado, a exposição a oportunidades é maximizada.

Ainda mais, a disciplina de gestão de risco permite analisar e influenciar a gestão do risco agregado. Dessa forma, o gestor de projecto pode definir objetivos mais realistas que tenham em conta a incerteza global do projecto.

Risk Management

Quiz Gestão de Projectos

Vantagens da Gestão dos Riscos?

Todos os projectos são por definição incertos. Por outro lado, existe alguma capacidade de influenciar esses riscos. A prática de gestão de risco permite, desse modo, minimizar ameaças ao projeto e maximizar as oportunidades disponíveis. Dessa forma, o gestor de projeto e a equipa podem melhorar o desempenho do projecto. Ou seja,  poupar dinheiro, terminar mais cedo, entregar melhores produtos, adicionar mais valor.

O que é o Risk Management Plan?

O Risk Management Plan é, desse modo, o plano que define como os riscos devem ser geridos. Um Risk Management Plan ajuda, dessa forma, a definir os processos, técnicas, ferramentas, métricas, regras, registos, papéis e responsabilidades de gestão de risco.

Como cada projecto tem as suas especificidades, o plano de gestão de risco deve, dessa maneira, ser realizado para cada projecto. Dessa forma, a abordagem de gestão pode ser adaptada à dimensão, importância, incerteza, formalismo e criticidade do projecto.

A padronização do processo de identificação, análise, resposta e monitorização dos riscos permite, desse modo, melhorar os resultados da gestão do risco. Por conseqüência, permite melhorar o desempenho do projecto. Por fim, permite ainda adequar os recursos empregues às necessidades.

Risk Management Processes

A gestão de risco pode, assim, ser organizada em processos. Os processos de gestão de risco são, dessa forma:

  • Planear a gestão do risco – Definir, desse modo, os processos, ferramentas, técnicas, métricas, registos, papéis e responsabilidades de gestão do risco.
  • Identificar riscos – Identificar os eventos incertos que podem, desse modo, influenciar os objetivos do projecto. Incluir, para além disso, a identificação das suas causas e dos seus efeitos.
  • Analisar os riscos qualitativamente – Este processo permite, dessa maneira, realizar uma análise de base subjectiva e aproximada dos riscos individuais. Este análise está, dessa forma, geralmente focada na probabilidade e impacto dos riscos. Por conseqüência, a análise qualitativa atribui um classificador a cada risco que pode ser usado para ordenar os riscos. Por fim, este processo pode também ser usado para analisar qualitativamente o risco agregado do projecto.
  • Analisar os riscos quantitativamente – Este processo permite, assim, realizar uma análise de base objectiva e precisa dos riscos individuais. Para além disso, este processo estima geralmente a probabilidade e o impacto de cada risco para atribuir um valor esperado ao risco. Por conseqüência, a equipa poderá tomar melhores decisões sobre as respostas a implementar. Por fim, o processo pode ainda analisar o risco agregado do projecto.
  • Planear a gestão do risco – Este processo planeia, desse modo, as estratégias de resposta a ameaças e oportunidades do projecto.
  • Implementar respostas – Este processo activa, dessa forma, as respostas planeadas no processo de planeamento de resposta.
  • Monitorizar riscos – Este processo permite, dessa forma, acompanhar os riscos. Dessa forma, a equipa pode reavaliar a probabilidade e o impacto dos riscos. Ainda mais, a equipa pode verificar se os riscos ocorrem, novos riscos emergem e riscos se tornam obsoletos. Por fim, a equipa pode analisar se as respostas tiveram os efeitos desejados.

Conclusão

Em suma, risk management ajuda a identificar, analisar, responder e monitorizar potenciais ameaças e oportunidades. Dessa forma, a equipa poderá melhorar o desempenho do projecto. Ainda mais, poderá definir objetivos mais realistas que tenham em conta a incerteza do projecto.

O segredo da gestão de risco é, antes de tudo, preparar respostas aos riscos com antecedência. Ou seja, não esperar que o risco ocorra para tomar medidas. Isto porque, tomar medidas após a ocorrência do risco pode prejudicar o prazo e orçamento do projecto. Ainda mais, a ausência de respostas proactivas pode levar ao encerramento do projecto. Por outro lado, no caso das oportunidades, respostas reactivas podem não aproveitar todos os benefícios potenciais da oportunidade.