Fast Tracking
Fast tracking é uma técnica de compressão do cronograma do projeto que acelera a conclusão do projeto sobrepondo duas ou mais atividades do projeto. Ou seja, atividades planeadas para se realizarem de forma sequencial, passam a se realizar em simultâneo. Dessa forma, uma equipa pode reduzir a duração do projecto para alinhar a uma restrição ou recuperar um atraso. Contudo, a típica consequência desta técnica é o aumento do risco do projeto.
Exemplo
Imagine que tem de plantar um conjunto de árvores num jardim. Quando fez o planeamento decidiu, desse modo, primeiro abrir os buracos, depois de todos abertos é que iria plantar as árvores. Neste caso, quando se aplica a técnica de fast-tracking, abrem-se os buracos ao mesmo tempo que se plantam as árvores. Dessa forma, a duração total do projecto irá reduzir.
Contudo é preciso ressalvar que esta técnica só se podem aplicar a tarefas que podem ser realizadas em simultâneo. Voltando ao nosso exemplo, para plantar a árvore abriu-se o buraco antes. Ou seja, podemos abrir o segundo buraco ao mesmo tempo que uma árvore é plantada no buraco que foi aberto primeiro, mas não podemos abrir o buraco e plantar a árvore ao mesmo tempo. Ou seja, se só tivéssemos uma árvore para plantar não poderíamos usar a técnica de fast-tracking para reduzir a duração do projeto.
A segunda coisa a ter em atenção é que as actividades têm de ser totalmente independentes. No nosso exemplo, abrir um buraco e plantar árvores são, desse modo, completamente independentes. Mas por exemplo, plantar a árvore e comprar as árvores não se pode fazer ao mesmo tempo, e se ninguém comprou as árvores antes e não as levou para o local, plantar a árvore é impossível.
Por fim, o fast tracking é uma das técnicas mais populares para reduzir o prazo do projecto. Contudo, outra técnica para comprimir o cronograma é o crashing.
Vantagens do Fast Tracking
A técnica de fast tracking utiliza-se quando é preciso antecipar o prazo do projeto ou recuperar um atraso. Em seguida vamos explorar as vantagens de usar fast tracking, nos projectos:
- Acelerar a Conclusão do Projeto – A vantagem mais evidente do fast tracking é reduzir o prazo do projeto. Se o projeto estiver atrasado ou for necessário alinhar o cronograma a uma restrição esta é uma das opções.
- Libertar Membros da Equipa Antecipadamente– Se for preciso libertar a equipa para outro projecto, esta é uma forma de conseguir isso.
- Aumentar a Satisfação do Cliente – Antecipar a conclusão do projeto deixará o cliente satisfeito.
Desafios do Fast Tracking
O fast tracking tem consequências. Algumas dos desafios de usar fast tracking são:
- Aumentar o Risco – A consequência mais evidente do fast tracking é o aumento do risco. Se atividades planeadas para se realizarem de forma sequencial passam a se realizarem em simultâneo, há o risco de ter que refazer o trabalho feito.
- Aumentar Custos – Para conseguir realizar várias atividades ao mesmo tempo, poderá ser preciso mais recursos. Com mais elementos na equipa, os custos podem aumentar.
- Reduzir a Qualidade – Quando se realizam várias atividades ao mesmo tempo, é natural que a qualidade saia prejudicada.