Earned Value Management
O Earned value management (EVM é, dessa forma, uma prática estruturada de controlo de projectos. Muitos projectos adoptam, dessa maneira, estas práticas. Este método de controlo permite, assim, aos gestores de projecto avaliar realisticamente o progresso, analisar desvios e prever desempenho futuro.
Earned Value Management (EVM) é, desse modo, uma metodologia de gestão de projectos que integra âmbito, prazo e custo para medir o desempenho do projecto. A principal base do EVM são, assim, as métrias de valor realizado, valor planeado e custo real. Com base nestas métricas, os gestores de projecto podem, dessa forma, analisar desvios ao prazo e custo. Podem, ainda mais, prever o desempenho futuro com credibilidade. Desse modo, um reconhecimento antecipado do desempenho permite tomar as acções necessárias para corrigir ou prevenir desvios.
Porquê usar Earned Value Management (EVM)?
O EVM é, contudo, uma ferramenta importante para manter o projecto dentro dos plano. O EVM permite, por exemplo:
- Criar uma estrutura baseada em dados, que desse modo, permite actuar e tomar decisões no futuro
- Representar, desse modo, financeiramente o trabalho orçamentado, realizado e planeado.
- Comparar, dessa maneira, custo real com o valor orçamentado para o trabalho realizado. Dessa forma, é possível analisar desvios ao desempenho de custo.
- Comparar, desse modo, o valor orçamentado para o trabalho realizado com o valor orçamentado para o trabalho planeado para analisar desvios ao desempenho de prazo.
- Comparar, dessa maneira, o valor orçamentado para o trabalho realizado com o orçamento para determinar o progresso do projecto.
- Comprar, assim, o valor orçamentado para o trabalho realizado com o valor orçamentado para o trabalho planeado para analisar desvios contabilísticos.
- Estimar, assim, os custos no final do projecto.
- Estimar, desse modo, os desvios no final do projecto.
- Estimar, dessa maneira, o desempenho necessário para terminar no orçamento.
- Pode, por conseguinte, intervir rapidamente para recuperar desvios, antes dos desvios serem irrecuperáveis.
- Fornecer informações quer ao nível do projecto quer ao nível do portfólio
- Por fim, promove a visibilidade e cria responsabilidades entre os stakeholders através de métricas claras
Conceitos base do Earned Value Management (EVM)
Os principais conceitos do EVM são, desse modo, Planned Value (PV), Earned value (EV) e Actual Costs (AC).
Planned Value (PV) / Valor Planeado
Representa, dessa maneira, o valor orçamentado para o trabalho planeado para ser concluído até uma data específica. Este valor pode ser, assim, obtido através da Curva S. Pode saber, em seguida, mais sobre a curva S neste post.
Planned Value (PV) / Valor Planeado
Representa o valor orçamentado para o trabalho planeado para ser concluído até uma data específica. Este valor pode ser obtido através da Curva S. Pode saber mais sobre a curva S neste post.
PV= Valor orçamentado * % do trabalho planeado
Actual Costs (AC) / Custo Real
Representa os custos realmente gastos até uma data específica. Simplesmente, o AC é uma medida de quanto o projeto “gastou”.
Earned Value (EV) / Valor Agregado
Representa o valor orçamentado para o trabalho realizado até uma data específica. Simplesmente, o EV é uma medida do que o projeto “fez”.
EV = Valor orçamentado * % do progresso realizado
Variance Analysis / Análise de variação
Com os dados do valor planeado, custo real e valor agregado o gestor de projeto pode calcular os desvios do projecto. Existem várias métricas que podemos calcular. São elas:
Schedule Variance (SV) / Variação de Prazo
A Schedule variance é uma medida do valor orçamentado para o trabalho que está adiantado ou atrasado. Esta métrica é obtida subtraindo-se o Planned Value do Earned Value. Uma desvio de prazo positivo revela que o projeto está adiantado. Ou seja, fez mais do que planeado. Uma desvio de prazo negativo revela que o projeto está atrasado. Ou seja, fez menos do que planeado.
SV = EV – PV
Cost Variance (CV) / Variação de Custo
A Cost Variance é uma medida do déficit ou excedente de custos. Esta métrica é obtida subtraindo-se o Actual Cost ao Earned Value. Um desvio positivo revela poupanças porque o projeto gastou menos do que o que foi feito. Um desvio negativo revela um gastos excessivos, porque o projeto gastou mais do que o que foi feito.
CV = EV – AC
Performance Indexes / Índices de Desempenho
Outra forma de analisar o desempenho é recorrer a índices de desempenho. Os índices de desempenho do EVM são Schedule Performance Index (SPI) e Cost Performance Index (CPI).
Schedule Performance Index (SPI)/ Índice de Desempenho de Prazos (IDP)
A Schedule Performance Index é uma relação entre o earned value e o planned value. Esta métrica representa velocidade. Um SPI favorável, ou seja maior que 1, revela que o projeto está adiantado. Um SPI desfavorável, ou seja menor que 1, revela que o projeto está atrasado.
SPI= EV/PV
Cost Performance Index (CPI)/ Índice de Desempenho de Custos (IDC)
A Cost Performance Index é uma relação entre o earned Value e o Actual Cost. Um SPI favorável, ou seja maior que 1, revela um excedente orçamentário. Um CPI desfavorável, ou seja menor que 1, revela um déficit orçamental.
CPI = EV/AC