Decision Tree
Uma decision tree, ou árvores de decisão, é uma representação visual dos potenciais resultados, custos e impacto das opções disponíveis. A decision tree representa uma situação base inicial de onde saiem ramos de acordo com as opções possíveis. Desse modo, cada opção poderá ter resultados reais e potenciais, que podem ser positivos e negativos. Ainda mais, cada resultado poderá levar a uma decisão posterior, que pode também ser apoiada por outras técnicas como a Delphi.
Existem várias situações em que se pode e deve usar árvores de decisão, como por exemplo:
-
- Avaliar um problema considerando as várias opções. Dessa forma, a decision tree dará visibilidade sobre as decisões alternativas e as consequências reais ou potenciais de cada alternativa.
- Dar visibilidade a terceiros das opções e decisões disponíveis.
- Analisar e avaliar as ameaças e oportunidades disponíveis.
Passos para Construir e Usar uma Decision Tree (Árvores de Decisão)
Os passos mais habituais para se construir e usar árvores de decisão são, dessa forma:
-
- Identificar as Decisões – O primeiro passo é identificar todas as decisões possíveis por mais estranhas ou pouco realistas que sejam. Só assim é possível identificar todos os caminhos alternativos e tomar uma decisão consciente.
-
- Avaliar as Alternativas – O segundo passo é avaliar as alternativas possíveis para cada decisão. Ou seja, cada decisão e as suas alternativas devem-se avaliar e se possível quantificadas para se ter noção do real impacto de cada uma.
-
- Analisar Resultados – O terceiro passo é analisar de forma cuidada cada resultado. Ou seja, deve-se fazer uma analise dos riscos e benefícios de cada alternativa e decisão.
-
- Decidir – O quarto e último passo é escolher a melhor opção para o projecto. Depois de tudo avaliado é hora de escolher a melhor alternativa e coloca-la em prática.
Vantagens de uma Decision Tree (Árvores de Decisão)
Árvores de decisão são uma óptima ferramenta para ajudar qualquer gestor de projeto ou membro da equipa a tomar uma decisão com várias alternativas. Mas vejamos em detalhe quais as suas vantagens:
-
- Facilitar a Decisão – Por ser uma representação visual facilita o trabalho e a compreensão das decisões a tomar. Com os dados fornecidos pela árvore podem-se usar para, dessa forma, estimar custos, probabilidades e estratégias. Assim, é um método claro e fiável para ajudar a escolher a melhor opção considerando as alternativas. Por exemplo, ajuda no processo de compra, ou seja se a empresa deve fazer ou comprar.
- Ser flexível – A decision tree é facilmente adaptável e moldável. Ou seja, é muito simples adicionar um novo ramo com uma nova ideia, ou adicionar mais um caminho a partir de uma decisão.
- Ser Transparente – A decision tree uma óptima ferramenta para comunicar quer com a equipa quer com outros stakeholders por ter toda a informação necessária (avaliação financeira, riscos, benefícios, entre outras coisas).
- Melhorar o Desempenho – A árvore de decisão permite aumentar a qualidade do projecto ao avaliar as várias estratégias e alternativas.
- Compreender a incerteza – A árvore de decisão pode ajudar a rastear incerteza mas também a corrigir falhas caso estas ocorram consoante as decisões e alternativas.
Limitações de uma Decision Tree (Árvores de Decisão)
Usar a Decision tree em algumas situações pode não ser o ideal. Algumas das suas limitações incluem:
-
- Se não se fizer uma análise detalhada das alternativas mas também das decisões o resultado pode não ser o esperado.
-
- Pode tornar-se demasiado complexo se, dessa forma, existirem muitas alternativas e decisões.
-
- Num ambiente extremamente dinâmico, os dados, alternativas, resultados mas também os custos podem ser dinâmicos. Como resultado poderá ser um desafio manter o diagrama actualizado.
-
- Poderá não haver informação suficiente para, dessa forma, determinar as alternativas disponíveis, resultados, custos, e probabilidades.