Configuration Management
De forma resumida, configuration management procura, dessa maneira, identificar, monitorizar e controlar componentes do produto.
A gestão de configurações permite, desse modo, total controlo sobre as componentes do produto. As actividades de configuration management incluem, dessa forma:
- Especificar as versões das componentes incluindo, dessa maneira, informação sobre o seu estado, datas, responsável e relação com outras componentes
- Manter um registo com, por exemplo, informação sobre as características das componentes
- Controlar as mudanças às componentes do produto. Dessa forma garante-se que as mudanças só são feitas com o consentimento de todos
- Auditar para garantir que, dessa maneira, estão disponíveis as componentes autorizadas e apenas s componentes autorizadas.
Dentro de um projecto, a gestão de configuração fornece, dessa maneira, mecanismos para gerir, monitorizar e controlar as componentes do produto do projecto. Adicionalmente, garante que o produto está guardado de forma segura, de acordo com as necessidades. Por outro lado, seleciona e junta as várias componentes que compõem o produto final em desenvolvimento. Por fim, fornece um sistema de registo, monitorização e controlo.
Uma das regras mais importantes no configuration management é, dessa forma, que apenas uma pessoa deve ter a capacidade de atualizar e controlar os elementos de configuração. Para além disso, deve-se usar uma biblioteca para registar os elementos, acompanhar o estado e controlar as mudanças.

Controlo de versões
A origem de configuration management vem, desse modo, do controlo de versões. Esta prática de gestão de versões pode, desse modo, ser aplicada a qualquer produto técnico do projeto. Isto porque, pode ser necessário manter controlo sobre as várias versões de um programa necessário para o desenvolvimento do software, ou manter controlo sobre as versões de um desenho industrial. Pode também, dessa forma, ser aplicado a documentos de gestão de projeto, como um business case ou um plano de gestão de projecto.
Papéis e responsabilidades dentro do configuration management
O configuration management plan contém, dessa forma, os papéis e responsabilidades de gestão de configuração. Os típicos papéis assumidos são, por exemplo:
- Sponsor– Patrocinar a abordagem de gestão da configuração
- Gestores de projeto – Preparar o plano de gestão de configuração. São também, dessa forma, responsáveis por reportar temas de configuração através de relatórios do projecto
- Configuration manager – Administrar todo o sistema de gestão da configuração, garantindo que os registos são mantidos adequadamente
- Project management office – Fornece boas práticas para monitorização e controlo re registos de configuração.
Conclusão - Configuration Management
Em suma, configuration management é importante em todos os projectos Este garante que as diferentes componentes do produto são controladas adequadamente.