Benchmarking
Benchmarking é uma abordagem de melhoria que procura melhorar o desempenho de um produto ou processo através da análise das boas práticas do mercado. A equipa compara o produto ou processo com os melhores exemplos para estabelecer modelos de referência, ou benchmarks. Dessa forma, a equipa entende os standards a adoptar para se manter relevante.
Abordagem de Benchmarking
O processo normal de benchmarking pode envolver, dessa forma, os seguintes passos:
- Clarificar o Objetivo de Melhoria – O primeiro passo é identificar a área a melhorar. Por exemplo, a equipa pode querer melhorar os processos de um projeto. E por outro lado, outra equipa poderá querer melhorar a eficiência de prestação de um serviço.
- Identificar as Referências – O segundo passo é escolher as empresas ou indústrias que se quer acompanhar.
- Analisar as Referências – O passo seguinte é recolher informação sobre essas empresas ou indústrias de acordo com o que queremos acompanhar.
- Analisar – Em seguida, deve ser feita uma análise dos gaps entre o processo interno e as melhores práticas externas.
- Estabelecer os Pontos a Melhorar – Por fim, é analisada a viabilidade e justificação das potenciais melhorias e tomada uma decisão.
Vantagens e Desafios do Benchmarking
O Benchmarking ajuda a sintonizar a empresa com as necessidades e padrões do seu mercado e clientes. Este aspecto não deve nunca ser descurado para que a empresa não descubra tarde demais que deixou de ser relevante para o mercado. Por exemplo, imagine que é uma empresa de muito sucesso na venda de telemóveis. Se não se tivesse preocupado com o que os clientes procurariam no futuro continuaria, muito provavelmente, a oferecer telemóveis quando o mercado começava a querer smartphones. Mesmo continuando o mercado das comunicações móveis a crescer, muito provavelmente perderia vendas se não passasse a oferecer smartphones como a sua concorrência fez mas também os clientes desejavam.
Vantagens do Benchmarking
Este pode ajudar as empresas a encontrar novos produtos que irão dar resposta às necessidades do seu mercado no futuro, mas podem também ajudar a:
-
- Melhorar a Performance – As organizações tentam sempre melhorar o desempenho dos seus produtos, processos, e projetos. Com o benchmarking conseguem, desse modo, saber para onde se dirigir.
-
- Focar na Melhoria Certa – Mesmo sabendo que é preciso melhorar continuamente, saber para onde ir pode não ser fácil. Este ajuda, dessa forma, as organizações a definirem o rumo que devem tomar.
-
- Reduzir os Custos – Este permite conhecer as últimas inovações, tecnologias, formas de trabalhar mas também processos. Dessa forma, pode procurar introduzir práticas mais produtivas que reduzam os custos.
-
- Criar Transparência – Saber onde se é bom e menos bom cria um entendimento comum do estado atual mas também os pontos a melhorar. Desse modo, maior transparência ajuda as pessoas a fazerem mais e melhor. Além disso, ajuda as organizações na sua motivação.
Desafios do Benchmarking
Agora que já vimos as vantagens do benchmarking, alguns dos desafios são por exemplo:
-
- Disponibilizar a Informação – A informação disponível pode não ser suficiente para se tomar decisões ou acompanhar os dados. Isto porque, as organizações não andam a divulgar dados de testes ou desempenho. Por isso, a concorrência terá dificuldade em saber o que realmente está a acontecer.
-
- Limitar a Inovação – Se uma organização descobre o que a sua concorrente está a fazer bem, irá incorporar essa informação no seu trabalho e produto. Contudo, se não procurar inovar e ir mais além o mercado ficará parado e poderá descobrir tarde demais que perdeu o comboio da inovação.
-
- Não Valorizar os Pontos Fortes – Uma empresa que se foca muito no que a sua concorrência faz, esquece-se de olhar para dentro e, desse modo, ver o que faz bem também. Se uma empresa é benchmarking para si, provavelmente a sua empresa também será benchmarking para outras. Não se esqueça de olhar para o que faz bem e, desse modo, valorizar esses pontos fortes. A sua equipa irá agradecer.
Tipos de Benchmarking
Existem várias formas de implementar o benchmarking. Em primeiro lugar, o contexto pode ser interno ou externo:
- Benchmarking Interno – O benchmarking interno compara a desempenho dentro de vários departamentos, áreas de negócio ou estruturas dentro da organização.
- Benchmarking Externo – O benchmarking externo compara a nossa organização em relação a outras organizações externas à nossa.
Existem também vários tipos de benchmarking consoante o foco:
- Benchmarking do Produto – O foco do benchmarking de produto é melhorar os produtos que disponibiliza ao mercado.
- Benchmarking do Processo – O foco do benchmarking de processo é melhorar os processos que adopta para desenvolver, melhorar, corrigir, suportar, e disponibilizar produtos.
- Benchmarking Estratégico – Este benchmarking está focado em comparar as estratégias da organização com as melhores referências.