Crashing
A técnica de crashing utiliza-se quando é preciso antecipar o prazo do projecto ou recuperar um atraso. Em seguida vamos explorar as vantagens de usar crashing, nos projectos:
- Alinhar o Cronograma Inicial a um Deadline – Alguns projectos são autorizados com deadlines agressivos. Ou seja, a data para disponibilizar o produto pode estar fixa. Por exemplo, a data de um evento desportivo é fixa, ou por penalizações contratuais elevadas. Durante o planeamento iniciar, a gestão de projecto pode usar o crashing para alinhar o cronograma preliminar a uma data limite.
- Alinhar o Cronograma à Baseline – A aprovação do plano de gestão de projecto estabelece a baseline do cronograma. Riscos, problemas e más práticas podem afectar negativamente o prazo real do projecto. Durante o controlo do projecto, a gestão de projecto pode usar o crashing para ar o cronograma real ao cronograma aprovado.
- Envolver Stakeholders – O atraso no projecto pode colocar em causa a satisfação do cliente e trazer consequências negativas, como, por exemplo, perder os clientes, ou provocar danos reputacionais.
- Antecipar o Lançamento do Produto – Se acelerar o lançamento, provavelmente conseguirá estar mais tempo sozinho no mercado, e desse modo arrecar mais lucros.