Lean
O Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão focada em reduzir o desperdício no processo de fabrico de um produto. A Toyota criou esta metodologia na década de 1930, e desde então tornou-se uma prática usada em qualquer indústria.
O lean manufacturing foca-se na procura contínua da redução de coisas que são produzidas, que consomem recursos mas que não adicionam valor. Desperdícios no processo de fabrico são por exemplo:
- Transporte em excesso, ou seja, veículos, peças e maquinaria que se movimentam em demasia
- Inventário em excesso, ou seja, excesso de componentes armazenadas
- Movimentação de pessoas, mercadorias e equipamentos em excesso
- Mau planeamento do trabalho, e por conseqüência, pessoas ou equipamento parados
- Produção em excesso
- Defeitos que precisam de correcção, e dessa forma, consomem recursos
- Processamento em excesso, ou seja, existem etapas no processo que são desnecessárias e não adicionam valor
Os princípios do Lean podem-se aplicar em várias áreas, como por exemplo, na gestão de um projecto. As equipas de projecto que usam Lean procuraram, desse modo, melhorar os seus processos de forma continua. O objectivo não é corrigir mas melhorar. Ou seja, ter um abordagem que ciclicamente procura optimizar e refinar cada vez mais os processos.
Os Princípios do Lean
O Lean tem 5 princípios, que servem para, desse modo, informar todos os aspectos do ciclo de produção:
- Valor para o cliente – O objetivo do Lean é criar valor para o cliente. Dessa forma, o foco deve ser em manter as atividades que criam valor para o cliente..
- Identificar o Fluxo de valor – A equipa deve ter um entendimento completo do processo que acrescenta valor para, dessa forma, eliminar desperdícios.
- Fluxo contínuo – A equipa deve assegurar a continuidade dos processos uma vez que a interrupção leva ao desperdício
- Esperar pela encomenda do cliente – Só se completa o trabalho quando é necessário para, assim, evitar desperdício.
- Procurar a perfeição – O processo de melhoria continua visa alcançar o processo perfeito.
Técnicas do Lean
O Lean Manufacturing introduziu diversas técnicas na gestão da produção. Algumas dessas técnicas podem-se usar num projeto, como por exemplo:
Control charts (Gráfico de Controlo)
Os gráficos de controlo servem para verificar se as variações no processo estão controladas. Dessa forma, variações fora dos limites de controlo indicam que é preciso intervir. Ou seja, se as variações estiverem dentro dos limites, o processo está controlado.
Value stream mapping (VSM) (Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV))
Esta técnica usa fluxogramas para mapear todas as etapas do processo de trabalho. Dessa forma, é possível ter uma visão geral e uma análise facilitada do estado actual da cadeia de valoro. Além disso, também é possível detectar defeitos e gargalos no processo.
Vantagens do Lean
A principal vantagem do Lean Manufacturing é reduzir desperdício. Contudo, as suas vantagens não se esgotam. O Lean permite ainda, por exemplo:
- Melhorar a qualidade do produto – Ao melhorar os processos a equipa elimina desperdícios, passando, assim, a ter mais tempo para melhorar o produto e inovar.
- Reduzir custos e tempo – O Lean pode reduzir os custos e prazo dos projetos ao eliminar trabalho que não entrega valor.