Delphi Technique

A Delphi Technique, ou Método Delphi, é uma prática de geração de consenso. Desse modo, um conjunto de especialistas gera opiniões de forma iterativa sobre um tópico específico até convergir para um consenso. Em suma, a principal virtude desta técnica é minimizar as diferenças de opinião entre especialistas e promover a colaboração.

A RAND Corporation criou esta técnica na década de 1950. Contudo, várias áreas e organizações têm adoptado esta técnica, como por exemplo, a gestão de projetos.

Delphi Technique

Webinars Gratuitos

Cursos Gestão de Projectos

Passos para se Usar a Delphi Technique

O método de Delphi requer uma série de passos para que se possa iniciar e desenvolver. Os passos normais, ainda que possam ser adaptados, consoante os problemas e os intervenientes, são:  

 

    • Escolher o Facilitador – O facilitador é uma peça fundamental neste método. Desse modo, este deve ser uma pessoa neutra que se mantenha imparcial durante o decorrer do processo. 

    • Seleccionar os Especialistas – Deve-se selecionar um grupo de especialistas que sejam heterogêneos. Ou seja, devem representar diferentes áreas para que tenham opiniões diversificadas. Por outro lado, devem ser reconhecidos como especialistas na sua área de especialidade. Quando se escolhem os especialistas pode-se optar por manter o anonimato dos especialistas para que ninguém saiba quem são. 

    • Partilhar o problema com os especialistas – O problema deve-se enviar aos especialistas. Isto porque, estes devem ter tempo para analisar, recolher informação e formular a opinião que possam partilhar com os restantes especialistas e com o facilitador. 

    • Enviar o primeiro questionário e analisar resultados – O facilitador deve enviar o primeiro questionário a todos os especialistas e posteriormente recolher as respostas. Em seguida, o facilitador deve também trabalhar os questionários, recolhendo os pontos em comum e retirando informação irrelevante. Em relação aos resultados, estes também deve-se apresentar de forma anónima. Ou seja, mesmo que os especialistas se conheçam, as suas respostas não devem ser identificáveis. O ideal é apresentar de forma estatística. 

    • Enviar o segundo questionário e analisar resultados – O facilitador deve enviar o segundo questionário que deve ter questões já considerando o resultado do primeiro questionário, para dessa forma a aprofundar a questão. Em seguida, analisam-se novamente os resultados.

    • Repetir os passos anteriores – Deve-se enviar questionários até se chegar a um consenso. Quando se obtêm o consenso está na altura de partilhar os resultados.

Vantagens da Delphi Technique

O método de Delphi é uma forma ideal de recolher as opiniões de especialistas minimizando enviesamentos. Algumas das principais vantagens são, por exemplo:

  • As opiniões dos especialistas normalmente originam decisões eficientes.
  • Obtêm-se opiniões diversas e visões diferentes sobre questões complexas.
  • As opiniões são normalmente mais livres e criativas por serem anónimas, deixando os especialistas mais livres por saberem que ninguém vai conhecer a sua opinião.
  • Após cada questionário os especialistas podem rever a sua opinião, permitindo opiniões cada vez mais pensadas e reflectidas.
  • Os especialistas focam-se na resolução do problema daquela dada situação não pensando no resto.

Desafios da Delphi Technique

Infelizmente, o Delphi Technique também tem algumas desvantagens, como por exemplo:

  • Após a primeira interação poderá haver um enviesamento das opiniões, podendo o resultado final não ser o ideal.
  • Regra geral, o processo pode ser demorado pois requerem várias etapas e interacções até se obter o resultado final.
  • Pode ser caro uma vez que os especialistas são recursos caros.
  • Tem de se definir muito bem a comunicação para, desse modo, minimizar problemas de comunicação.