Sensitivity Analysis
Sensitivity Analysis, ou análise de sensibilidade, também conhecida por “what if” analysis, é um método matemático que analisa como variáveis de input podem influenciar um determinado output. Por outras palavras, analisa a sensibilidade de um resultado a variações em condições.
Quando aplicada num contexto de projeto, a análise de sensibilidade usa-se para analisar a influência sobre o desempenho do projeto (e.g., cronograma) de variações em variáveis de entrada (e.g., riscos individuais).
Adicionalmente, a análise de sensibilidade ajuda a tomar decisões ao mostrar a influência do desempenho do projeto por diferentes opções. Para isso, a gestão de projetos pode analisar como cada opção pode influenciar as variáveis de entrada e como estas podem afectar o desempenho de projeto.
Algumas equipas de projeto também utilizam análise de sensibilidade para analiar os riscos de projeto. A análise de riscos tradicional de projetos enriquece-se quando consideramos que a correlação de riscos faz com que o desempenho do projeto seja bastante “sensível” a determinados riscos do projeto.
A análise de sensibilidade é tipicamente de base quantitativa. Assim, existe um modelo matemático que pode incluir:
-
- Duração média das tarefas obtidas através de dados históricos.
-
- Duração simulada com base em dados hipotéticos obtidos através de modelos que consideram variações potenciais e incertezas.
-
- Duração média considerando os dados anteriores, por forma a perceber os resultados potenciais e riscos associados.
A análise de sensibilidade aplica-se geralmente ao desempenho do projecto. No entanto, esta pode-se aplicar a uma fase, produto ou atividade.
Uma técnica que pode ajudar a justificar as respostas da analise de sensibilidade é a Delphi Technique.
Sensitivity Analysis na Gestão de Projetos
Quando aplicada à gestão de projectos, a sensitivity analysis é um método para modelar o risco do projecto. Em outras palavras, a sensitivity analysis, examina todas as variáveis do projecto para perceber quais a que poderão impedir o sucesso do projecto. Depois de as identificar, também as prioritiza por ordem de importância. Ou seja, a análise de sensibilidade é uma forma proactiva da gestão de risco analisar o impacto de diferentes variáveis nos resultados do projecto. Com os eventos encontrados e prioritizada, cabe ao gestor de projecto e à equipa arranjar respostas para que estas não ocorrem ou o seu impacto seja mínimo.
Distinguir Sensitivity Analysis de Outras Análises
A sensitivity analysis por vezes confunde-se com outras análises como análises custo-benefício e análise de cenários. Vejamos em seguida algumas delas.
Análise Custo-benefício
Uma análise de custo-benefício usa-se para estimar as vantagens e desvantagens de alternativas. Por exemplo, ao elaborar um business case de projeto, podemos realizar uma análise de custo-benefício para diferentes formas de responder a uma necessidade de negócio. Desse modo, a análise de sensibilidade determina a influência de determinadas variáveis no resultado do projeto. No entanto, a análise de sensibilidade pode analisar qual a solução mais viável, considerando o que sabemos sobre o projecto. Assim, a análise de sensibilidade pode-se usar para apoiar a análise custo-benefício.
Scenario Analysis (Análise de Cenários)
A análise de cenário usa-se para examinar um cenário específico com detalhe. Desse modo, esta análise usa-se maioritariamente para analisar situações que envolvem impacto significativos, como uma mudança radical no projecto com um elevado impacto no projecto.