Maslow’s Hierarchy of Needs
A Maslow’s Hierarchy of Needs ou Hierarquia das Necessidades de Maslow, é uma teoria da psicologia que explica o processo de motivação. Dessa forma, a teoria relaciona a motivação das pessoas com a satisfação de diferentes níveis de necessidades. Ou seja, a teoria mostra que as pessoas são incentivadas a satisfazer as suas necessidades de forma hierárquica. Ou seja, primeiro querem satisfazer as suas necessidades mais básicas e só depois procuram satisfazer necessidades mais complexas. Por fim, a teoria também argumenta que as pessoas são motivadas pela satisfação das necessidades.
Os 5 Níveis da Maslow's Hierarchy of Needs / Hierarquia das Necessidades de Maslow
A Maslow’s hierarchy of needs tem 5 níveis hierárquicos. Dessa forma, o nível mais baixo da pirâmide corresponde às necessidades mais básicas ou primárias, e à medida que vamos subindo na pirâmide, as necessidades também vão ficando mais complexas. Além disso, Maslow acreditava que uma pessoa só passava para o nível seguinte uma vez totalmente satisfeito o nível onde se encontrava. Contudo, hoje acredita-se que os níveis se sobrepõem. Ou seja, à medida que vão subindo as pessoas querem alcançar o nível superior e estão mais empenhadas nisso, mas não deixam de perseguir os níveis mais baixos mas com menos empenho. Cada vez que atingem um milestone procuram chegar ao próximo.
Nível 1: Necessidades Fisiológicas
Este é o nível mais baixo da Hierarquia das Necessidades de Maslow. Dessa forma, elas correspondem às necessidades mais básicas que qualquer ser humano necessita para sobreviver. Estes são por exemplo, água, comida, calor, saúde, abrigo, entre outras coisas. Ou seja, estas necessidades estão interligadas com o nível de sobrevivência.
Nível 2: Necessidades de Segurança
Em segundo lugar surge a necessidade de segurança. Dessa maneira, esta necessidade está relacionada com a necessidade de se sentir segura e protegida. Ou seja, esta necessidade está interligada com a lei, ordem e protecção. Ou seja, sentir que em situações imprevisíveis e perigosas estará protegido.
Nível 3: Necessidade de Amor e Pertença
Em terceiro lugar na Hierarquia das Necessidades de Maslow surge a necessidade de amor e pertença. Dessa forma, este nível está relacionado com a necessidade de amizade, família e amor. Ou seja, as pessoas têm necessidade de dar e receber carinho e amor e que pertencem a um grupo ou família.
Nível 4: Necessidade de Estima
Em quarto lugar na hierarquia aparece a necessidade de estima. Dessa forma, este nível relaciona-se com a necessidade de uma pessoa ter reconhecimento, status e respeito pelos seus pares. Contudo, Maslow dividiu esta necessidade em respeito dos outros e de si próprio. Desse modo, respeito dos outros refere-se a obter fama e reconhecimento. Por outro lado, respeito por si está relacionado com dignidade, confiança, liberdade, entre outros.
Nível 5: Necessidade de Auto-realização
Em quinto lugar surge a necessidade de auto-realização. Ou seja, este nível está relacionado com a realização completa de uma pessoa. Ou seja, as pessoas tentam ser o melhor que podem ser. No geral, a auto-realização é, dessa forma, procurar crescer a nível pessoal.
Pontos Positivos da Maslow's Hierarchy of Needs / Hierarquia das Necessidades de Maslow
Quando foi introduzida, a Maslow’s hierarchy of needs, foi disruptiva.
- Representa a Essência Humana – As pessoas estão sempre à procura de mais, e melhor. Ou seja, quando já satisfizeram uma necessidade, procuram logo uma nova necessidade que procuram satisfazer.
- Fácil de Compreender – A teoria foi desenvolvida de forma simples. Ou seja, qualquer pessoa consegue identificar as necessidades e em que ponto da hierárquica se encontra.
- Relevante – Em quase todas as áreas as pessoas conseguem identificar-se e, desse modo, procurar satisfazer as suas necessidades. A realidade é que qualquer pessoa procura conseguir comida mas também abrigo. Depois vêm outras necessidades como, por exemplo, conviver socialmente e arranjar uma família.
Limitações da Maslow's Hierarchy of Needs / Hierarquia das Necessidades de Maslow
Ainda que a teoria se aplica em larga escala e tenha imensas vantagens em qualquer área, nem tudo funciona na perfeição. Algumas das limitações da teoria são, por exemplo:
- As Pessoas Podem se Motivar por Recompensas Intrínsecas – As pessoas podem transferir a necessidade de satisfazer uma necessidade com outra coisa alternativa, como, por exemplo, dinheiro. Por exemplo, em vez de reconhecimento e fama, uma pessoa pode ficar satisfeita por receber muito dinheiro e ficar na sombra.
- Os Contextos Sociais e Culturais não São Tidos em Conta – A hierarquia é igual para todos e não se distingue considerando a pessoa. O problema é que cada pessoa é uma pessoa e, desse modo, tem prioridades diferentes em diferentes momentos na vida. Por exemplo, quando se é jovem os amigos são mais importantes do que formar uma família. Por isso a maioria dos jovens procura ter vida social e amigos e só mais tarde, quando for mais velho procura criar a sua família.
- Não é Mensurável – Não é possível saber se uma pessoa tem as suas necessidades satisfeitas por completo uma vez que não se consegue medir. Não é possível medir se uma pessoa por ter uma família sente que a sua necessidade está satisfeita ou não. Pode por exemplo querer ter filhos ou mais filhos e isso não se mede.