Requirements Traceability Matrix

Uma requirements traceability matrix, ou matriz de rastreabilidade de requisitos, é uma ferramenta da gestão de projetos para rastear os requisitos do projecto. Desse modo, requisitos de solução são mapeados para requisitos de stakeholders, requisitos de negócio, e deliverables. 

A matriz de rastreabilidade de requisitos é para além disso, uma representação visual de todos os requisitos. Dessa forma, garante-se que existe visibilidade sobre os requisitos do projeto e que as necessidades de negócio são satisfeitas. Para além disso, garante que se abordam todos os requisitos de negócio e decompostos em requisitos de solução. À medida que o projeto progride, a requirement traceability matrix permite, desse modo, acompanhar o estado da implementação dos requisitos.

A matriz de rastreabilidade de requisitos poderá ser útil para diversas pessoas dentro dos projectos. Ou seja, para o gestor de projeto, a requirement traceability matrix garante que existe um entendimento claro sobre os requisitos do produto. Desse modo, com uma definição do âmbito mais clara, é possível ter mais confiança sobre o desempenho do prazo e custo. Por outro lado, para a equipa, a requirements traceability matrix permite compreender o impacto das mudanças e garantir que está em conformidade com o âmbito do produto.

Requirements Traceability Matrix

Webinars Gratuitos

Cursos Gestão de Projectos

Vantagens da Requirements Traceability Matrix

O rastreamento dos requisitos é fundamental para garantir o sucesso de qualquer projecto. Desse modo, a gestão de projeto pode assegurar que o produto cumpre todos os requisitos de solução necessários para satisfazer os requisitos de negócio. Mas vejamos mais vantagens da RTM:

 

    • Cumprir a Regulamentação – Muitos produtos têm de cumprir regras, regulação e legislação apertadas. Este tipo de projeto pode recorrer à requirements traceability matrix para assegurar compliance.

    • Gerir a Mudança – Como acontece com quase todos os produtos, vão haver mudanças que tem de ser geridas e implementadas caso seja essa a solução. Contudo é preciso avaliar o impacto da mudança e acompanhar a sua implementação. Dessa forma, a equipa adiciona as mudanças à matriz para garantir a sua implementação e gestão.

    • Melhorar a Comunicação – Uma vez que todos os requisitos e outros elementos estão documentados na matriz é fácil para qualquer pessoa conseguir acompanhar um qualquer elemento. 

    • Garantir a Qualidade – A matriz ajuda a garantir que os testes realizados para verificar os requisitos são rigorosos. Dessa forma, os riscos de defeitos reduzem-se e aumenta a confiança no produto final.

    • Reduzir a Redundância e o Rework – A matriz permite ver todos o estado dos requisitos. Dessa forma, garante-se que a equipa não repete trabalho, nem realiza trabalho fora do âmbito. 

Abordagem de Desenvolvimento da Requirements Traceability Matrix

O gestor de projecto com a equipa desenvolvem, dessa forma, a matriz de rastreabilidade de requisitos. O processo de elaboração da matriz exige alguns passos.

Em primeiro lugar é preciso definir os requisitos de negócio. Ou seja, é preciso definir as necessidades de negócio e dos utilizadores de forma verificável. 

Em segundo lugar, a equipa decompõe essas necessidades até clarificar a solução adoptada. Alguns requisitos definem como o produto funciona. Por outro lado, outros requisitos definem que atributos os produtos têm que ter. 

Em terceiro lugar é preciso clarificar os atributos dos requisitos. A equipa pode, dessa forma, identificar os artefactos, detalhes técnicos e tudo aquilo que possa ser útil a cada requisito. Além disso, é uma boa prática é atribuir um código a cada requisito para mais facilmente se rastrear.

Em quarto lugar, é preciso criar uma matriz com colunas para, desse modo, colocar a informação de cada requisito. Esta informação pode incluir, por exemplo:

  • Identificador
  • Tipo de requisito
  • Nome do requisito
  • Descrição do requisito
  • Requisito de negócio associado
  • Deliverable associado
  • Estado
  • Artefactos relevantes

Por fim, o último passo é manter a matriz actualizada. Este documento só é realmente uma ferramenta eficaz e essencial ao projecto se a equipa de projeto o actualizar e mantiver, para que todos os interessados o consultem, ajudando a perceber o progresso do projecto.