Workaround
Um workaround é implementado quando é preciso arranjar uma solução para um problema inesperado durante um projecto. Estes são muitas vezes usados quando se tem de implementar uma solução rápida e quando não há tempo ou recursos para planear e implementar uma solução permanente ou definitiva.
Não se deve confundir um workaround com um plano de contingência, ou um backup plan, uma vez que não se planeou ou concebeu antecipadamente.
Quando Adoptar um Workaround
Um gestor de projeto tem de recorrer a um workaround quando surge uma situação inesperada e, por isso, é preciso implementar uma solução temporária. Existem vários motivos para ter de usar um, como por exemplo:
- Falta de Recursos – Muitas vezes os projectos tem falta de recursos quer sejam materiais, humanos, financeiros ou mesmo de tempo e por isso a única opção é uma situação temporária até conseguir recursos para implementar uma situação definitiva.
- Riscos Aceites – Por vezes as equipas de projeto aceitam riscos que acabar por acontecer. Nessa situação, em que não existe nenhuma resposta planeada, este pode, desse modo, ser a única alternativa.
- Problema Inesperado – Muitas vezes é preciso aplicar soluções rapidamente para poder responder a problemas, ou situações inesperadas, como por exemplo bugs, nova legislação, factores externos como guerras.
- Falta de Tempo – Quando os projecto estão com restrições de tempo pode, desse modo, não haver tempo para planear e implementar uma situação definitiva. Tecnicas como o crashing ou fast-tracking podem ajudar.
Vantagens e Desafios de Usar um Workaround
Implementar um workaround tem várias vantagens, entre as quais:
-
- Resolver o Problema no Curto Prazo – Permite solucionar o problema no curto prazo minimizando, desse modo, o impacto negativo do problema no projecto
-
- Adiar o Uso de Recursos até Estarem Disponíveis – Um workaround permite que o gestor de projecto possa replanear e depois implementar uma solução final, assim que tiver os recursos disponíveis
-
- Realinhar o Projecto aos Objectivos – Deve-se pensar no workaround para permitir realinhar o projecto com os objectivos inicialmente planeados.
-
- Perceber a Causa-raiz – Para resolver um problema deve-se atacar a causa e não o efeito. Desse modo, um workaround permite analisar um problema para perceber a causa e actuar sobre esta.
O workaround tem também alguns desafios:
-
- A solução é temporária e não definitiva, ou seja, posteriormente tem de se resolver em definitivo.
-
- Ao implementar um workaround gasta-se tempo mas também dinheiro numa situação que não é definitiva.
-
- É preciso monitorizar e controlar o workaround para verificar a sua eficácia, mas também se dura até há sua substituição pela solução final.
-
- Um workaround pode não durar o tempo necessário até se conseguir implementar uma solução definitiva.
-
- É preciso alterar os planos para incluir o workaround trazendo, desse modo, mais trabalho à gestão de projetos.
Plano de Contingência vs Workaround
Durante a execução do projecto, podem-se identificar riscos antecipados. Desse modo, o normal é a equipa ter preparado planos de resposta para se implementarem nesta ocasião. Por outro lado, um workaround, é como vimos uma resposta não planeada a um problema.