CAPM®, PMI-ACP®, PRINCE2®

CAPM, PMI-ACP, PRINCE2 , Scrum entre outras são alternativas à certificação PMP. Em síntese, existem, várias alternativas à certificação PMP ®, apoiadas por várias organizações, no mundo inteiro. Por um lado, essas alternativas podem ser substitutas à certificação PMP ®. Por outro lado, podem ser um complemento que também o irá beneficiar. Todavia, tudo depende da indústria e em que parte do mundo se encontra.

CAPM Certified Associate in Project Management

Esta credencial é ideal para quem têm pouca ou nenhuma experiência profissional. Afinal, segundo o site do PMI, os requisitos para esta certificação são:

  • Diploma do secundário
  • 23 horas de formação em gestão de projetos, na altura em que fizer o exame (veja por exemplo este curso)

Passar no exame

Acima de tudo, as perguntas do exame CAPM são mais focadas nos aspectos administrativos e na terminologia do PMBOK guide, ao contrário do exame PMP que é mais focado nos aspectos de tomada de decisão.

Pode encontrar os detalhes completos em CAPM Handbook.

PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)

A certificação PMI-ACP baseia-se nos métodos ágeis de gestão de projetos. Inicialmente criados na área de desenvolvimento de software, a abordagem agile está a encontrar o seu caminho em toda a gestão de projetos. Definitivamente, esta pode ser uma boa alternativa dado que cada vez mais, os métodos de gestão de projetos ágeis estão a ganhar importância. Em consequência, deve-se ter em conta a alternativa agile do PMI. Os requisitos são:

  • Diploma do secundário
  • Experiência profissional de projetos geral – 12 meses de trabalho em equipas de projeto nos últimos 5 anos. Para quem tem a certificação PMP ou PgMP ativa este requisito deixa de ser obrigatório.
  • Experiência profissional em projetos Agile – 8 meses de trabalho em equipas de projeto agile ou com metodologias agile nos últimos 3 anos.
  • 21 horas de formação em práticas agile (veja por exemplo este curso)

Passar no exame

Em suma, o exame que cobre acima de tudo fundamentos agile. Dessa forma, deve usar o Agile Practice Guide para estudar para o exame.

Pode encontrar os detalhes completos em PMI-ACP Handbook.

CAPM

Webinars Gratuitos

Cursos Gestão de Projectos

Credencial Prince2

O governo do Reino Unido foi quem primeiro desenvolveu o PRINCE2 (um acrónimo para PRojects IN Controlled Environments version 2). Como resultado, os projetos desenvolvidos no Reino Unido, Europa Ocidental e Austrália e relacionados com as Nações Unidas usam mais habitualmente esta metodologia.

A certificação PRINCE2 é considerada o standard do governo do Reino Unido. Assim, é largamente reconhecido no Reino Unido mas também internacionalmente. Hoje em dia, é administrado pela Axelos e alcançou a aceitação mundial, saindo das fronteiras do Reino Unido.

A acreditação tem 2 níveis – PRINCE2 Foundation e PRINCE2 Practitioner. Em primeiro lugar, o exame Foundation dura uma hora e é um exame de escolha múltipla com apenas uma respostas correcta. Em segundo lugar, o exame Practitioner dura 2,5 horas e é um exame de escolha múltipla mas com opções de respostas diferentes. Por exemplo:

  • escolher 2 respostas entre 5
  • colocar na ordem correcta muitas respostas da mesma pergunta
  • questões verdade ou falso.

Entre o PRINCE2 e a filosofia do PMBOK guide existem algumas diferenças. Por um lado, as acções desejáveis para cada papel da equipa de projeto, o PRINCE2 determina com maior precisão. Por outro lado, o PMBOK guide é mais uma estrutura do que um conjunto de directivas.

A maioria das pessoas apenas pretenda obter uma das certificações, PMP ou PRINCE2. No entanto, as bases de conhecimento que formam os fundamentos das duas são complementares. Em suma, cada uma fornece uma visão única e adiciona valor ao seu currículo.