Network Diagram

Um network diagram, ou diagrama de rede, é, dessa maneira, uma importante prática de desenvolvimento de cronogramas de projecto. Assim, este ajuda a compreender a sequência lógica do projecto, representando as actividades e as suas dependências. Ainda mais, pode representar a duração das actividades, restrições e milestones relevantes.

Network Diagram

Vantagens de usar um network diagram (diagrama de rede) em gestão de projetos

Um network diagram permite, desse modo, que o gestor de projecto compreenda a sequência lógica das actividades do plano. Dessa forma, poderá mais facilmente compreender tudo o que tem que ser feito, na sequência que tem que ser feito. Ainda mais, depois de determinadas as durações, é possível determinar a data prevista para a conclusão de actividades, work packages, entregas, fases e projecto.
Quando necessário, o gestor de projecto poderá, dessa forma, determinar a folga de cada actividades. Ou seja, determinar o número de dias que a actividades se pode atrasar sem atrasar o projecto ou comprometer uma data limite. Ao visualizar as actividades sem folga, o gestor de projecto compreende, assim, o caminho crítico do projecto. Ou seja, conhece as actividades que não se podem atrasar.
Antes de submeter o cronograma para aprovação, o gestor de projecto poderá, desse modo, usar o diagrama de rede para identificar oportunidades para comprimir o prazo de conclusão. Dessa maneira, actividades podem ser paralelizadas. Por outro lado, recursos podem ser adicionados a actividades críticas.
Durante o projecto, o gestor de projecto recorre ao network diagram para, dessa maneira, acompanhar o progresso do projecto em direcção à sua conclusão. Através deste gráfico, pode controlar, assim, o progresso do projecto e se está próximo de ser concluído ou não.
Por ser uma representação visual do progresso do projecto, os stakeholders podem facilmente, dessa maneira, compreender o fluxo do trabalho. Ainda mais, uma representação visual pode ajudar a equipa a compreender o trabalho que tem que fazer. Por conseqüência, este entendimento comum pode impulsionar o desempenho e aumentar a produtividade da equipa no projecto.

Cursos Gestão de Projectos

Tipos de network diagram (diagrama de rede)

Existem, desse modo, duas convenções alternativas para preparar um network diagram ou diagrama de rede. Em seguida, vejamos em maior detalhe cada um deles.

Precedence diagram method (PDM)

A forma mais comum de representar um network diagram é, desse modo, usando a convenção Precedence Diagramming Method (PDM) ou Activity on Node. Neste método, as actividades são, dessa forma, representadas em caixas ou nós. Por conseguinte, as sequências são representadas por linhas a ligar as caixas. Ainda mais, junto a cada caixa pode-se representar informação adicional. Por exemplo, pode-se incluir informação sobre a duração, datas de início mais cedo, data de conclusão mais cedo, data de início mais tarde, data de conclusão mais tarde e folga da actividade. O recurso a setas permite, dessa maneira uma maior flexibilidade na representação das relações entre actividades. Quando usamos o método, podemos recorrer, desse modo, a 4 tipos de dependências. Estas dependências são, assim:

  • Finish to Start – Esta dependência, muito comum, que significa que uma actividade só pode iniciar quando outra termina.
  • Start to Start – Esta dependência significa que uma actividade só pode iniciar quando outra inicia.
  • Finish to Finish – Esta dependência significa que uma actividade só pode terminar quando outra terminar.
  • Start to Finish – Esta dependência, muito pouco comum, significa que uma actividade só pode terminar quando a outra inicia.

Arrow Diagramming Method (ADM)

Alternativamente, podemos representar o network diagram com a convenção Arrow Diagramming Method (ADM) ou Activity on Arrow (AOA). Com esta convenção, as actividades são representadas por setas ou linhas. Por sua vez, as dependências são representadas por caixas ou nós. O método AOA tem algumas limitações. Por um lado, só é possível usar dependências do tipo “Finish-Start”. Por outro lado, poderá ter que recorrer a actividades “dummy” para representar algumas dependências.

Conclusão

Em suma, o network diagram representa graficamente a sequência lógica das projecto. Ou seja, representa as dependências entre as actividades, marcos e restrições do projecto. Desta forma, o gestor de projecto poderá determinar mais realisticamente o prazo do projecto. Poderá ainda acompanhar o progresso do projecto. O facto de ser uma representação gráfica torna a sua leitura fácil, rápida e acessível a todos os stakeholders.