Gestor de Projeto
O gestor de projeto tem, dessa forma, o papel principal no planeamento, execução, monitorização, controlo e encerramento do projecto. O gestor de projecto é, assim, o principal responsável pela gestão diária do projecto. Contudo, pode ser ajudado por outros elementos da equipa de gestão de projectos para manter tudo na linha e controlado.
O que é um Gestor de Projeto?
Como referimos, o gestor de projecto é, desse modo, responsável pelo planeamento, execução, monitorização, controlo e encerramento dos projectos. Assim, é responsável pela definição do âmbito do projecto, pelo desenvolvimento do cronograma e elaboração do orçamento. É, dessa forma, também responsável pela preparação dos planos de gestão necessários para clarificar a forma de gerir o projecto, adapatando a gestão de projetos. Para além disso, ao longo do projecto, orienta e lidera a equipa em direcção aos objetivos de projecto.
Ainda mais, actualiza o plano com a informação de desempenho real e reporta o desempenho aos stakeholders relevantes. É também o gestor de projecto que confirma que todo o trabalho é realizado de acordo com os requisitos e restrições. Ainda mais, quando necessário gere as alterações às baselines do projecto. É também o gestor de projecto que assegura que, dessa forma, as questões e riscos do projecto são acompanhados. Finalmente, depois de realizadas e validadas todas as entregas, assegura que o projecto é encerrado de forma controlada.
Para além disso, os gestores de projecto devem ter skills de gestão de orçamento, coordenação de recursos, medição e controlo do progresso do projecto. Ainda mais, devem conseguir comunicar com a equipa e restantes stakeholders. Os gestores de projecto são, dessa maneira, muitas vezes chamados para tomar decisões difíceis respeitando problemas complexos e prioridades concorrentes num esforço para atingir o outcome desejado para o projecto.
As responsabilidades do Gestor de Projeto
As responsabilidades do gestor de projecto e da sua equipa são, dessa forma, várias e estão espalhadas ao longo de todo o ciclo de vida do projecto. Algumas das responsabilidades são, por exemplo:
- Desenvolver o project charter em colaboração com o sponsor
- Identificar os stakeholders relevantes para atingir o outcome do projecto
- Definir o definir o âmbito do projecto e produto
- Planear o trabalho
- Definir e sequenciar as actividades
- Desenvolver o cronograma
- Estimar os recursos necessários
- Estimar e determinar o orçamento
- Identificar as necessidades de recursos
- Definir os planos de comunicação e qualidade
- Identificar riscos potenciais
- Realizar a análise quantitativa e qualitativa do risco
- Planear respostas para os riscos
- Identificar as necessidades de aquisição
- Gerir as expectativas dos stakeholders
- Dirigir e gerir o trabalho do projecto
- Monitorizar e controlar o trabalho do projecto
- Encerrar as fases ou o projecto
- Fazer o hand-over das entregas
- Libertar recursos
Skills de um Gestor de Projetos
Pode-se pensar que os principais skills de um gestor de projecto são, dessa maneira, skills técnicos. Mas esses não são os únicos skills que um gestor de projecto deve ter. Um bom gestor de projecto também deve ter, dessa forma, uma cabeça virada para o negócio, capacidades de gestão de equipas e de conflitos, conhecimentos de gestão da mudança, entre outros skills. Ter boas capacidade de comunicação e serem capazes de se adaptarem facilmente são, dessa maneira, outras habilidades importantes na profissão de gestão de projectos.
Certificações de Gestão de projetos
Existem, dessa forma, diferentes certificações para diferentes níveis de experiência do gestor de projecto e diferentes abordagens. Algumas certificações são, por exemplo: Project Management Professional do Project Management Institute (PMP), Certified Associate in Project Management (CAPM), PRINCE2 Foundation, PRINCE2 Practitioner e European Certified Project Manager (EC-PM).
Em seguida, veja o post sobre as certificações aqui.